terça-feira, 31 de janeiro de 2023

 

O Porquê de contar histórias?

De acordo com Ramos & Silva (s/d, p.3) “as crianças que leem e/ou ouvem ler, desde tenra idade, estão preparadas para comunicar melhor e para continuar ao longo da vida”. Neste sentido, são vários os autores que referem que “a leitura começa muito antes de se saber ler” e, como tal, os livros devem fazer parte do dia-a-dia da criança desde muito cedo. (Bastos,1999; Ramos &Silva, s/d; Viana, 2002)

“Quem ouve histórias desenvolve a capacidade de entender e imaginar, enriquecendo a sua leitura do mundo. Criam-se condições para que (…) amplie o seu mundo simbólico e desenvolva a consciência das suas emoções, vivenciando o conto como fazendo parte dele” (Jolibert, 2003 cit. in Soares, 2013, p.18).

A escolha do livro também é algo que requer algum cuidado

Acima de tudo, o livro deverá tratar de um tema que seja do agrado da criança e que seja igualmente adequado ao seu contexto. Deve conter imagens coloridas e variadas, e inicialmente devem escolher-se livros com pouco texto. Mas à medida que a criança progride na leitura, devem escolher-se livros com texto mais longo, para ouvir, ler e para descobrir sílabas, palavras e frases. (Mata, 2008).

O contexto educativo é, por excelência, um espaço de tempos, relações humanas, de momentos de autoconstrução e de aprendizagem constante.

Deixo-vos 5 livros bem conhecidos das crianças, no entanto, “as crianças gostam que o mesmo livro seja lido várias vezes, pois a cada leitura elas fazem descobertas sobre o enredo e vão unindo informações de modo a compreender melhor a história” (Slemenson, & Frank, 2013).


   




“E quem é o educador?

Alguém, uma pessoa, que escolheu ser educador e se preparou para o ser, preparação que continuadamente renova para cada vez mais o ser.” Isabel Alarcão (1995)

 

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